quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Um resumo da memória e sua características - 1

Podemos afirmar que a memória funciona em três estágios, sendo o primeiro, a codificação de informações que se refere à identificação e classificação de dados em áreas especializadas; o segundo seria o registro dessa informação apesar de se considerar que ela ocorra ao mesmo tempo em que ocorre a primeira e por fim o resgate das informações previamente registradas, que é a lembrança propriamente dita.

Existem três tipos de memória: A de curto prazo, a de trabalho e a de longo prazo.

Os sentimentos, as emoções e os estados de ânimo têm uma imensa influência sobre a memória.


Esquecer é um dos mais extraordinários feitos de nosso cérebro e o que mais fascina os cientistas no tocante à esse campo de pesquisa.  Já o esquecimento é um fator tido como problemático do funcionamento do córtex e outras regiões associadas à memória.
Esquecer e ter problemas de “branco” ou amnésia de informação está, muitas vezes, relacionado ao stress, esse estado de tensão nervosa que pode produzir substâncias, normalmente hormônios produzidos por glândulas tanto do cérebro como de outras regiões do corpo, que inibem o bom funcionamento do cérebro. 

Doenças como o mal de Alzheimer e o mal de Parkinson são degenerativas e atingem o cérebro e diretamente a memória; sabe-se pouco sobre elas, não existe cura total, apenas tratamentos.

Temos facilidade de nos lembrar de fatos que foram envolvidos por emoções. Lembramos do momento em que soubemos da morte do piloto Airton Senna, mas não conseguimos facilmente nos lembrar do que almoçamos há cinco dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário